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Administração de Locação de Bens Imóveis

O nosso trabalho para administração da locação de seu bem imóvel engloba:

  1. Tratativas com o locatário;
  2. Aplicação de reajuste anual do valor do aluguel;
  3. Cobrança do aluguel e encargos via boleto bancário;
  4. Envio mensal de prestação de contas ao locador;
  5. Acompanhamento dos pagamentos da taxa condominial e IPTU;
  6. Recebimento do valor pago mensalmente pelo locatário e repasse do valor líquido ao locador;
  7. Cobrança administrativa de pagamentos em atraso via carta, e-mail, WhatsApp e pessoalmente.

Etapas:

  1. Proprietário deve preencher a ficha do imóvel e autorização da Mathias;
  2. Agendamos a vistoria no imóvel para fotografá-lo;
  3. Divulgação do imóvel no site da Mathias e corretores parceiros;
  4. Captação do interessado;
  5. Análise minuciosa da ficha cadastral do pretendente;
  6.  Elaboração do contrato de locação;
  7. Assinatura do contrato de forma digital;
  8. Vistoria e entrega das chaves.

Engloba:

  1. Tratativas com o locatário;
  2. Aplicação de reajuste anual do valor do aluguel;
  3. Cobrança do aluguel e encargos via boleto bancário;
  4. Envio mensal de prestação de contas ao locador;
  5. Acompanhamento dos pagamentos da taxa condominial e IPTU;
  6. Recebimento do valor pago mensalmente pelo locatário e repasse do valor líquido ao locador;
  7. Cobrança administrativa de pagamentos em atraso via carta, e-mail, WhatsApp e pessoalmente.

O nosso trabalho para locação de seu bem imóvel será realizado em duas etapas:

A primeira etapa consiste nas seguintes providências:

  • vistoria no imóvel e fotos
  • divulgação do imóvel para locação
  • captação do interessado
  • análise dos documentos do pretendente
  • elaboração do contrato de locação
  • vistoria para entrega de chaves

Para tanto, cobramos o valor único correspondente a 100% (cem por cento) do primeiro aluguel.

A segunda etapa, que é a administração da locação do imóvel, consiste nas seguintes providências:

  • tratativas com o locatário
  • reajuste anual do valor do aluguel
  • cobrança do aluguel via boleto bancário
  • envio mensal de prestação de contas ao locador
  • acompanhamento dos pagamentos da taxa condominial e IPTU
  • recebimento do valor pago mensalmente pelo locatário e repasse do valor liquido ao locador
  • cobrança administrativa de pagamentos em atraso via carta, email e pessoalmente
  • encaminhamento dos débitos a protesto

Para tanto, cobramos mensalmente a taxa de 7% incidentes somente sobre o valor do aluguel.

Em caso de renovação do contrato de locação ou elaboração de aditivos ao contrato, providenciaremos:

  • toda tratativa com o locatário;
  • renovação, complemento ou exigência de nova garantia;
  • elaboração de novo contrato de locação ou do aditivo

Para tanto, cobramos o valor único correspondente a 20% (vinte por cento) do novo valor do aluguel.

Informamos que estão contemplados no contrato de administração os seguintes serviços:

  1. vistorias no imóvel
  2. recebimento do aluguel
  3. tratativa com o locatário via carta, email e pessoalmente
  4. cobrança administrativa (elaboração e distribuição de cartas, notificação extrajudicial e distribuição de protestos) e
  5. assessoria jurídica para consultas e pareceres

Por fim, informamos que não estão contemplados no contrato de administração:

  1. avaliação do imóvel para venda;
  2. assessoria contábil, fiscal ou tributária, de quaisquer naturezas;
  3. ajuizamento ou defesa de quaisquer ações judiciais relativas ao contrato de locação, esteja ele em curso ou já encerrado;
  4. elaboração de notificação para conceder direito de preferência ao locatário, em caso de venda

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Questions And Answers

Tem como principais atribuições a elaboração da folha de pagamento dos funcionários dos condomínios, incluindo a emissão das certidões de débitos (INSS, FGTS e outras); elaboração das declarações de obrigações anuais (RAIS e DIRT); recrutamento e seleção de funcionários para compor o quadro de colaboradores dos condomínios; e organização da escala de folgas dos funcionários.

Reduzir custos é a meta

Os profissionais da Mathias trabalham visando baixar as despesas com pessoal no condomínio: tendo em vista que uma parte significativa dos gastos que compõem a taxa condominial é com o pagamento da mão de obra, a Mathias elabora, para cada cliente, um plano de otimização de funções e serviços dentro do condomínio, tendo como meta diminuir os gastos com pessoal sem prejudicar a qualidade das tarefas realizadas. O plano é realizado após uma detalhada análise do quadro funcional e da rotina do prédio e apresentado no início do contrato.

Recrutamento e seleção de funcionários sem custo adicional: o Departamento Pessoal da Mathias se encarrega do recrutamento e seleção dos funcionários do condomínio, incluindo o preparo de documentação de contrato e a cotação para a contratação dos benefícios (seguro médico/odontológico, vale alimentação e outros), tudo isso já incluído na taxa mensal de administração.

É outro diferencial entre os serviços prestados pela Mathias. Para garantir o perfeito funcionamento dos equipamentos do condomínio e evitar gastos extras com consertos que poderiam ser evitados, uma equipe especializada da Mathias realiza vistorias periódicas no prédio, sem custo adicional para o condomínio. Esse procedimento facilita o trabalho do síndico e do zelador e garante maior conforto e segurança dos condôminos, funcionários e visitantes.

Vistoria envolve da limpeza aos itens de segurança:

A relação de itens vistoriados inclui: visual dos funcionários; limpeza e manutenção das áreas comuns do prédio; jardinagem; focos de infiltrações visíveis; vencimento dos itens de segurança, higienização das caixas d’água e dedetizações, além do controle de renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A cada vistoria, o condomínio recebe um relatório detalhado dos resultados encontrados.

Facilitar a vida dos síndicos e zeladores é a meta da Mathias. Pensando nisso, o escritório mantém um departamento de cotações de preços para compra de equipamentos e contratação de serviços de manutenção. Entre os parceiros da Mathias estão as mais conceituadas empresas que atuam nas áreas de reforma, limpeza, jardinagem, impermeabilização, dedetização, seguros e outras comumente usadas pelos condomínios.

Havendo a necessidade da realização de um serviço ou da compra de um item para o prédio, basta entrar em contato com o escritório e você, síndico ou zelador, receberá uma cotação relacionando três orçamentos. Esse serviço é gratuito e sem limite de cotações.

Na Mathias o cliente é tratado de forma personalizada: a administração das contas do condomínio é realizada com o sistema de conta própria e não de pool de contas. Cada cliente tem uma conta bancária individual, o que possibilita melhor controle das entradas e saídas e facilita a elaboração da previsão orçamentária.

Nos condomínios administrados pela Mathias a previsão orçamentária é realizada de acordo com os critérios estabelecidos pelo síndico, com o auxílio de nossos profissionais especializados, que apresentam, no período de aprovação de contas, relatório completo de despesas e receitas.

Entre os serviços prestados pelo departamento estão: elaboração de balancetes; emissão de boletos; análise do custo de consumo; e sugestão de aplicações financeiras.

Negociar com os devedores é a palavra de ordem: para agilizar a regularização de débitos entre os condôminos, a Mathias prioriza o tratamento pessoal, de forma a conhecer o problema de cada devedor e propor a melhor forma de negociação. A cobrança personalizada tem um índice comprovado de retorno mais alto, minimizando a inadimplência, hoje um dos principais problemas dos condomínios.

Na Mathias o devedor não é visto como vilão, mas como parceiro!

Controle absoluto: os profissionais da Mathias administram com competência e confiabilidade as contas diárias do seu condomínio, de forma a manter sempre correto e atualizado o balancete financeiro.

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